Pages

Ads 468x60px

Labels

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O QUE É UM PROJETO DE SEGURANÇA FISICA PATRIMONIAL ?

Vamos abordar e esclarecer um assunto que tem sido alvo de muitas discussão na internet.
Qual a diferença entre o Projeto de Segurança Física Patrimonial e o Projeto de Segurança Eletrônica.

Projeto de segurança Física Patrimonial:
É elaborado por uma pessoa ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PATRIMONIAL, com o objetivo de reduzir o fator de risco.
Consiste basicamente em detectar pontos fracos e fortes de um sistema integrado de segurança e apresentar soluções adequadas e com um bom resultado custo beneficio.
Realiza um prévio estudo minucioso do local a ser protegido sanando os problemas de vulnerabilidade através da integração entre o sistema eletrônico (Câmeras de CFTV, Sensores de presença e ativos, cercas elétricas, monitores, alarmes etc.), ao material humano (porteiros e segurança, moradores) bem como aos procedimentos organizacionais.
Veja o diagrama ilustrativo.
Desta forma iremos trabalhar cada um dos tópicos com a atenção e a adequação necessária.
Observe:
• Para a realização deste projeto é necessário um estudo criminalístico da região para que o especialista possa saber quais os riscos que são mais eminentes e tratá-lo com maior atenção.
• O perfil do morador deve ser traçado para que o especialista consiga identificar o nível de segurança que o local precisa para que nenhum morador seja prejudicado.
• Elaboração de procedimentos Preventivos de Segurança para a portaria, bem como para os moradores e usuários em geral.
• Treinar os porteiros e orientar os moradores quanto aos novos procedimentos do local para que a soma das parcelas de atuação resultem no sucesso da operação.
• Entre outros.
Projeto de Segurança Eletrônica:
Normalmente é elaborado por um CONSULTOR EM VENDAS, com o objetivo direto de comercializar equipamentos de segurança.
Consiste basicamente na coleta de dados de infra-estrutura do local como passagem de fios e estabelece pontos para a instalação dos equipamentos e adequação dos equipamentos a necessidade do cliente, (Biometria, sensores, câmeras cercas, etc.)
No entanto sem estes dados não é possível elaborar o orçamento por este motivo muitos vendedores apresentam este trabalho como Projeto de Segurança “Gratuito”, quando na verdade se chamarmos simplesmente por orçamento não estará errado.
Não tenha duvidas quanto a importância deste trabalho, mas não o tenha como um Projeto Efetivo de Segurança Física Patrimonial, mas sim como de fato é um projeto de Segurança Eletrônica.
O fato é que muitos condomínios, mesmo possuindo equipamentos de ultima geração tecnológica, ainda assim sofrem com sinistros dos mais variados Modos Operandis; isso ocorre em virtude da falta de integração e treinamento do sistema como acabamos de apresentar.
Se você leu e entendeu de fato esta explanação nós da Koda ficamos gratos pela sua atenção e esperamos de alguma forma ter contribuído para que de agora em diante você possa fazer a escolha da maneira correta, recusando ou aceitando a contratação de um especialista mas, sabendo exatamente o que cada um oferece.

0 comentários:

Postar um comentário