Pages

Ads 468x60px

Labels

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Câmera de Vigilância Pré-Crime

Um novo e poderoso sistema de vigilância (AISight - Surveillance Software) lançado por B R S Labs na GOP (Grand Old Party) no dia 28 de agosto em Tampa - Flórida. O presidente dessa empresa, John Franzinni, um ex-agente secreto, afirma que esse equipamento foi desenhado para prevê crimes usando inteligência artificial.

O sistema coleta imagens que são armazenadas como “normais” por vários dias e logo manda um alerta para o comando central quando capta algo “fora do normal”. Alguns já até apelidaram o equipamento de “equipamento que pensa”.
Esse sistema de Surveillance foi instalado no local, onde está ocorrendo a Convenção Nacional Republicana, já por vários meses, vigiando, coletando e guardando informações da rotina no local. Logo o sistema tem a habilidade de analisar atividades anormais que levantam suspeitas, baseado no comportamento de indivíduos. Quando atividade suspeitas é observada, um sinal de alerta é mandado para o centro de comando, exigindo dos “humanos” a análise e a determinação, se existe a possibilidade de um possível crime. Desde então, os analistas definem se alguma providência deverá ser tomada.
Em um exemplo mostrado em um vídeo na televisão Americana FOX News, se pode ver imagens de um homem examinando a fechadura de um carro com cuidado e logo saindo “despercebido.” As câmeras haviam captado imagem desse mesmo homem, nas proximidades observando a movimentação de pessoas no local. A equipe de segurança foi alertada e chegou a tempo de prevenir que o crime ocorresse, nesse caso, que o carro fosse roubado.  Em outro exemplo, se pode ver um pacote sendo abandonado de propósito em uma estação de trem. Nesse caso, o sistema chama atenção dos operadores para uma ação imediata.
BRS Labs se considera o líder de Mercado provedor de câmeras de vigilância e software inteligentes. Eles operam mediante uma teoria que as coisas não são o que parecem ser olhando de um ângulo diferente.
Eles vão além ao dizer que o comportamento humano em uma câmera pode ser completamente diferente do comportamento observado por outra câmera. BRS Labs afirma que ao adquirir esse novo sistema de vigilância – considerado o mais poderoso no Mercado até o momento - logo o cliente vai perceber que acabou de adquirir uma arma formidável de proteção contra o crime.
Nos Estados Unidos existem milhares de câmeras de vigilâncias, onde captam crimes que já aconteceram, mas no caso desse poderoso equipamento de vigilância - AISight - Surveillance Software essa realidade tem se transformado, colocando as autoridades um passo a frente e no controle do que se chama “pré-crime”.
Mas  nem  todos  estão  felizes  com  esse  avanço  da  tecnologia.  Para  o  analista Jay Stanley, ter um computador te observando e te acusando como um possível criminoso  poderá  causar  constrangimento  para  o cidadão e para as autoridades.  Ter policiais perdendo tempo ao incomodar pessoas que são perfeitamente inocentes, como um potencial criminoso, irá gerar uma polêmica e não necessariamente trazendo maior segurança para a população. A privacidade do cidadão Americano está mais uma vez em debate.
O cientista chefe da BRS Labs, Wesley Cobb, alega que a violação da privacidade não ocorre com esse novo equipamento, porque o mesmo focaliza em comportamento e não identificação de indivíduos. Ele ainda destaca que BRS Labs é muito séria com a questão de proteger a privacidade dos cidadãos, além disso, o equipamento não focaliza a placa de nenhum carro, nem focaliza o rosto de ninguém. A concentração está no comportamento do indivíduo cuja identificação fica a critério da polícia.
De acordo com o canal de TV ABC News, a cidade de Tampa - Flórida gastou o equivalente  de  dois  milhões  de  dólares com a instalação desses equipamentos. Para quem está passeando nessa cidade de Tampa - Flórida, fique atento, sua imagem estará sendo gravada, observada, analisada e julgada de acordo com seu comportamento, por um computador inteligente.
As câmeras estão instaladas em lugares variados, mas não necessariamente escondidas.  Jon Gales, um web designer fez questão de andar na área em busca das lentes “mágicas” do AISight. Ele então criou um web site com um mapa de onde as câmeras se encontram e o  publicou em seu web site como um ato de protesto ao sentir seus direitos de privacidade violados.
Mas as autoridades estão contentes com essa atitude de Gales porque eles acreditam que com essa publicação de onde estão as câmeras, os protestantes irão se comportar, fazendo com que a convenção seja pacífica.
Já está confirmado que até o final desse ano de 2012, AISight - Surveillance Software estará instalado em todo Estados Unidos.


Sobre a autora

--------------------------------------------------------------------------------

Eliane Miedel ( elianemiedel@yahoo.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. )
Eliane Miedel é brasileira, reside nos Estados Unidos há onze anos. Formada em Segurança Nacional Americana pela Universidade Estadual de Nova Jersey (NJCU). Atualmente Eliane Miedel é estudante de Mestrado em Seguranca Nacional com ênfase em segurança corporativa. Também é participante ativa da ASIS International – (American Society for Industrial Security.)

Participação em diversos congressos, seminários e palestras de Segurança Nacional e Anti-Terrorismo.

Certificada em cybersecurity Information Assurance pela Committee on National Security Systems and National Security Agency (NSA). Certificado: ISSP NSTISSI No.4011

Membro da Phi Theta Kappa – International Honor Society – Member since 2005.

 

0 comentários:

Postar um comentário